Drenagem Linfática Manual

massagem de drenagem linfatica

A drenagem linfática é uma técnica de massagem corporal que auxilia no processo de eliminação de impurezas acumuladas entre as células dos tecidos pela corrente sanguínea.

É pelo sistema linfático que percorre o líquido (linfa) incolor e transparente que filtra essas impurezas. Quando há algum problema na circulação linfática, essas impurezas podem ficar “paradas” em determinados pontos do corpo o que pode ocasionar inchaços, espinhas, edemas etc. Nesse caso, após uma avaliação, o especialista pode recomendar o procedimento.

A linfa é o líquido responsável pelo “transporte” do excesso de líquidos e toxinas . Esse sistema, é constituído de vasos linfáticos que recolhem e depois filtram líquidos e dejetos que retornam para a circulação sanguínea.

Criador da Drenagem Linfática

A massagem linfática foi criada pelo doutor Emil Vodder na década de 30, como um tratamento a seus pacientes que apresentavam os mais variados sintomas como: gripe, sinusite, renite etc. Esses pacientes apresentaram os gânglios do pescoço inchados e duros, executando movimentos da drenagem linfática manual nos gânglios, doutor Emil Vodder identificou melhora significativa nos sintomas citados anteriormente.

Edema é o acúmulo de líquido em um espaço existente entre as células de um tecido conhecido como espaço intersticial. Geralmente, o edema diminui a circulação sanguínea prejudicando a nutrição dos tecidos. Dependendo do grau do edema, pode ser utilizada a drenagem manual que pode proporcionar uma rápida diminuição do edema.

A drenagem linfática é executada manualmente por massagistas através de movimentos circulares e suaves sobre os pontos onde existe os vasos linfáticos. Quando estimulados, a circulação proporcionando a distribuição de líquidos e a movimentação de toxinas em direção aos rins para que sejam eliminadas posteriormente.
Geralmente o curso de drenagem linfática prepara o profissional para conhecer sobre o método do doutor Vodder, componentes do sistema linfático, fluxo da linfa, capilares, vasos, fisiologia, indicações, contra-indicações, gânglios linfáticos, celulite, gordura localizada, vias linfáticas, conceitos sobre movimentos de acordo com a área de aplicação da técnica de massagem entre outros conhecimentos.
A Drenagem Linfática é uma ótima aliada ao combate da celulite, pois a causa da celulite é o acúmulo de gordura subcutânea que forçam a retração da pele causando a aparência de casca de laranja, a massagem linfática permite amenizar ou diminuir medidas e a celulite eliminando os líquidos retidos em determinados pontos do corpo.
Utilizando essa técnica de massagem você está trabalhando com dois recursos do sistema linfático, que seria a captação e evacuação. Os vasos linfáticos facilitam a eliminação de toxinas e o transporte de elementos nutritivos para várias partes do corpo.
Atualmente a massagem linfática é uma das técnicas mais procuradas pois atua como um descongestionante eliminando o excesso de líquidos através da circulação linfática e por ativar o sistema imunológico.
Os movimentos geralmente executados nessa técnica são suaves, circulares e precisos  através de manobras com as mãos ou por equipamentos eletrônicos.

Está técnica de massagem pode ser indicada por um médico ou especialista, para eliminar o excesso de líquidos ou toxinas e melhorar a oxigenação e nutrição dos tecidos. Após avaliação, pode ser que essa técnica seja indicada no tratamento de:

• Celulites;
• Melhora a circulação sanguínea;
• Diminui a retenção de líquidos;
• Tratamento de certos tipos edemas;
• Inchaços;
• Tensão pré-menstrual;
• Sinusite;
• Stress;
• Entre outras aplicações.

Aplicação da Drenagem Linfática

A aplicação da massagem exige o acompanhamento de um especialista portanto, antes de realizar o tratamento através dos movimentos da drenagem, você deve verificar quais são as indicações e contra-indicações e consultar seu médico.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *